domingo, 28 de abril de 2019

CLASSIFICANDO O PERFUME QUANTO À SUA DILUIÇÃO


Ao criar um perfume, o perfumista elabora diversos ensaios. Depois que as melhores opções são definidas, as  fórmulas são elaboradas e testadas em novas pesagens, dependendo do método de trabalho de cada equipe.
O concentrado de essências de um perfume, com suas notas, corpo e fundo, encontra-se em seu formato puro, impossível de ser usado sobre a pele por sua grande intensidade. Será preciso, então, deixá-lo pronto para o uso através da diluição, que permitirá que a fragrância se espalhe por uma região mais ampla, reagindo com a pele após a evaporação do diluidor.
A diluição de um perfume é mais um fator que influencia na sua fixação, depois do perfil olfativo e porcentagem das notas notas de fundo constantes na fragrância. Perfumes que duram mais são os que apresentam menos diluição, ou seja, tem maior quantidade do concentrado dos óleos essenciais por cada 100 ml.
O perfume pode ter alta ou baixa concentração de fragrâncias. conforme essa porcentagem de fragrância, recebe uma nomenclatura global com certas variações da proporção de cada um, de uma bibliografia para outra e de um país para outro, especialmente devido à possibilidade de existência de leis locais que regulamentam a nomenclatura para cada porcentagem de diluição. A ausência de uma classificação mundial, com estabelecimento de uma nomenclatura única, justifica o grande volume de informações que podem confundir o consumidor de perfumes e mesmo atrapalhar a comparação de preços na hora da compra. É preciso compreender esse conceito e ter atenção.
A Société Française des Parfumeurs (Sociedade Francesa dos Perfumistas), responsável pela primeira classificação dos perfumes em famílias olfativas, orienta: "extrato é o nome profissional de um produto mundialmente consagrado sob o nome de perfume".
Extrato ou Parfum - quando apresenta de 15% a 30% de matérias-primas fragrantes. Porcentagem mais habitual na perfumaria de luxo genuíno, como em poucas marcas globalizadas e nas seletas casas de perfumes de nicho.
EAU de Parfum (EDP) - Apresenta de 10% a 15% das matérias-primas fragrantes. A maioria dos bons perfumes femininos, tanto importados quanto nacionais, apresenta essa concentração por garantir uma boa durabilidade na pele.
EAU de Toilette (EDT) - É um produto que apresenta de 5% a 10% das matérias-primas fragrantes. Uma composição mais leve que pode deixar uma fragrância densa, Mas mais adequada para ser usada durante o dia.
 EAU de Cologne (EDC) - apresenta de 3% a 5% das matérias-primas fragrantes. Um perfume leve, ideal para manhãs e tardes quentes de verão.
EAU Fraîche (água doce), deo colônia, splash ou bady splash - quando apresenta abaixo de 3% das matérias-primas fragrantes. As deo colônias são uma paixão dos brasileiros que preservam a forte cultura dos banhos de cheiros, que, além de tudo, representam um perfil de perfume extremamente adequados para os dias quentes de verão.

Texto resumido do livro, Estação Perfume, de Luciene Ricciotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário